Todo dia ela faz tudo sempre igual.
(
Cotidiano - Chico Buarque)
A
rotina na Educação infantil é parte
integrante do "cuidar e educar", segundo Maria Carmem Barbosa: "As rotinas são produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no
dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianidade". ( BARBOSA,
2006)
A sequência nas atividades do dia-a-dia
possibilita à criança estabelecer a relação tempo-espaço e o seu
desenvolvimento, construindo assim sua independência e autonomia, além do estimulo
à socialização.
O que não se pode é ter por hábito
fazer sempre a mesma coisa, de maneira estanque e ter relutância quanto ao
novo.
Normalmente, na educação infantil,
quando se fala em rotina lembra-se dos momentos que envolvem, além das necessidades das crianças como: alimentação, higiene, repouso e
brincadeiras, também os momentos de atividades (estruturadas pelas
educadoras), chegada e saída.
Nos planejamentos percebe-se, muitas
vezes, o cuidado com os momentos tidos como "estruturais", referentes
às brincadeiras e às atividades, e poucos são os que demonstram preocupação e
cuidados em planejar ações que tornem os outros momentos algo mais que simples
repetição diária.
"A vida cotidiana nunca é
repetitiva. As ações de comer, dormir, ir ao banheiro são sempre diferentes,
podem ser sempre parecidas e sempre diferentes. " (STACCIOLI, Gianfranco).
Em
minha escola, depois que refizemos e repensamos nosso PPP e nosso currículo,
o dia-a-dia passou a ser estruturado e
pensado de forma a contemplar com ações todos os momentos da jornada/rotina.
A preocupação em planejar os conhecidos
momentos "livres"( chegadas e saídas), os momentos de descanso,
alimentação e higiene, além de
demonstrar cuidado com as crianças faz com que desta forma estejamos realmente
possibilitando às crianças, além da apropriação do tempo-espaço, o seu
desenvolvimento, sua independência e autonomia.
Estas orientações têm feito da minha
prática, um pensar e repensar diário, pois é preciso planejar e estruturar
ações que tragam às crianças um renovar a cada dia, mas sem que se
descaracterize o sentido da rotina, da jornada.
"Cronogramas, horários, rotinas
servem para organizar o grupo, não controlá-lo." (BARBOSA, Maria Carmem
Silveira).
Mesmo nas atividades menos dirigidas, é
preciso que o professor planeje, preocupe-se, pois é ele quem proporciona os espaços e
materiais a serem escolhidos pelas crianças na organização das suas atividades.
Os momentos de higiene, deslocamento e
alimentação são também momentos de aprendizagem e para isso é preciso o olhar
cuidadoso do educador.
Para Horn e Fochi a rotina é: organização do ambiente, uso do tempo,
seleção e uso de materiais e proposição de atividades.
Rotina sim! Descuido e mesmice nunca!
Jaqueline, parabéns!!!
ResponderExcluirTeu texto foi de encontro com os objetivos do Portfólio, conseguiu demonstrar as tuas aprendizagens e questionamentos, as tuas colocações me proporcionaram um repensar em algumas atitudes a serem inseridas na minha rotina diária que não tinha percebido até o momento que poderiam estar refletindo negativamente, como a organização da sala, pontualidade na entrega de trabalhos, pontualidade na entrada da aula. Esta organização não vem a ser rigorosa, mas construtiva para que no futuro este aluno possa sozinho ter um fator de diferencial na sua vida profissional.
Jaqueline, muito bom teu texto, principalmente para professores da nossa área da educação infantil. Descreveste maravilhosamente o que vivemos dia a dia. Tua postagem esta super bem formulada pois apresentaste uma situação rotineira bem embasada em teorias estudadas apresentando exemplos concretos.Justificaste argumentando e mostrando evidências aquilo que afirmaste. Adorei ler!!!
ResponderExcluirOlá Jaqueline! Muito bom que tenhas falado da rotina da escola. Assunto necessário! Bom também é que citas o PPP e a reestruturação dele. Estão mexendo nesse material na escola de vocês? Então o documento está vivo? Isso é muito bom. Segue escrevendo. Estamos por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluir