Trazendo
Comênico para os dias atuais
Quando
lemos Comênico percebemos que muito das coisas pelas quais ele lutou , escreveu
e postulou, são ainda hoje parte do nosso cotidiano e de nossa luta: A educação
para todos, sejam homens , mulheres, de baixa ou de alta classe social, tudo
isso de forma igual, sem distinção.
Se
esquecermos da data de seus escritos, quando ele fala que a educação deve
começar a partir dos sentidos, da percepção e da experiência; poderíamos até
pensar que um teórico da atualidade os escreveu, pois isso é o que se busca
hoje: uma escola onde as crianças construam suas aprendizagens a partir de
experiências que lhes sejam significativas e que aconteçam com autonomia. Que a
busca por respostas parta de perguntas que lhes intriguem, que lhe despertem a
curiosidade, ao invés de receber respostas prontas ao que nem sequer
questionaram ou tenham real interesse.
Conhecer
o nosso aluno é primordial para que consigamos mediar as suas aprendizagens,
pois é a partir da sua realidade que ele construirá novos saberes levando em
conta os que já têm.
Em
seu livro “Orbis Sensualium Pictus”, Comênico uniu imagens, frases simples,
sons e letras para trabalhar a alfabetização de seus alunos. Foi uma
“cartilha”, usada por anos na educação e alfabetização.
Hoje,
em sala, não trabalhamos com as “cartilhas”, mas sim, fazemos uso de imagens,
principalmente na Educação Infantil, quando propomos experiências de hipótese
de escrita. Em qual sala da E.I. não há imagens representando o alfabeto, uma
forma lúdica das crianças pequenas já irem se apoderando das “letras iniciais”
do seu nome e dos animais e objetos que fazem parte do seu dia-a-dia.
Bom Dia!!!
ResponderExcluirJaque
Venho acompanhando tua trajetória e o tanto que desenvolveste, gostei da tua postagens e da forma como transcorre teu texto, mas não esquece da referência. Como desenvolve na tua prática "as experiências de hipótese de escrita"?
Fiquei bem curiosa
Abraços
Jaqueline Rosa