Segundo
Rays, o planejamento:
“[...]
é um momento do trabalho pedagógico necessário para o processo de escolarização, pois é a instância decisiva e de previsão da organização das
situações
didáticas para um grupo de alunos situados num determinado momento histórico,
visando evidentemente a colaborar na formação de um determinado tipo de
profissional”.
As cinco fases do planejamento
apontadas por Rays espelham esta integração entre o ato de educar e o ato
político, pois iniciam com o conhecimento em primeiro lugar do espaço onde esta
escola e estes alunos estão inseridos, passando pelo conhecimento de quem é
este sujeito, seus interesses, suas necessidades e principalmente os saberes
que já trazem consigo. A partir de todos estes dados estudados e avaliados é
que o educador deverá partir para a busca dos objetivos em procedimentos do
ensino-aprendizagem que realmente sejam significativos para seus educandos. Desta forma a avaliação se tornará
parte integrante de todo este processo e será um resultado que faça com que o
educador possa avaliar não só o desenvolvimento dos seus alunos bem como a sua
própria pratica.
Destaques sobre os cinco pontos citados
por Rays:
“Escola e realidade social” - Penso que
esta é a fase em que “mergulhamos” na comunidade a qual nossa escola pertence,
é onde avaliamos todos os fatores que a formam, desde as questões socioeconômicas,
passando por questões que dizem respeito às ideologias, à comunicação, etnias,
classe sociais e econômicas, meios de produção e todos os outros fatores que
nos conduzam à compreensão dos elementos que formam esta comunidade.
“Retrato sociocultural do educando” -
Neste momento avalio as conversas e observações feitas com cada um dos alunos
em sala.
“Objetivos de ensino-aprendizagem e
conteúdos de ensino” - A partir da observação e conversa com cada um dos alunos
e com o total deles observamos suas necessidades, suas curiosidades e aquilo
que desperta suas curiosidades e necessidades.
“Procedimentos de ensino-aprendizagem”
- Dentro do que observamos e apuramos das e sobre as crianças traçamos as
metodologias a serem trabalhadas e que desenvolvam as possibilidades de
assimilação dos conteúdos apresentados.
“Avaliação da aprendizagem” -
Observação que faz com que reestruturemos nossa prática, com que avaliemos
aquilo que nossos alunos aprenderam e apreenderam e que são capazes de tornar
significativos para eles. Penso que o registro diário que fizemos nos dá a
segurança de refletir e avaliar nossa prática e principalmente nos dá o
panorama de que forma e com que significados nossos pequenos estão construindo
suas aprendizagens.
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