A BNCC, recém-homologada, traz os seis direitos de
aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e um deles é o Brincar,
assim definido:
Brincar:
cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com
diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu
acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua
criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas,
cognitivas, sociais e relacionais.
Sempre
acreditei na importância do brincar como
ferramenta de aprendizagem e ensino, pois estas são ações que despertam o
prazer aumentando o seu significado.
A
interdisciplina de Ludicidade e Educação além de demonstrar a importância dos
jogos no desenvolvimento e como recurso
pedagógico, nos disponibilizou uma série
de textos e jogos para serem aplicados e construídos com os alunos; o que
possibilitou e possibilita até agora colocar o brincar em destaque em nossos planejamentos e ainda
poder justificar teoricamente esta escolha. Isso por que, principalmente na Educação
Infantil, muitas vezes os pais não entendem que é brincando que as crianças
aprendem.
Referência
Base Nacional Curricular Comum ( BNCC) disponível em:
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