Criança
e curiosidade são quase indissociáveis, e é a partir da exploração desta
curiosidade que iniciamos a apresentação
das Ciências na Educação Infantil.
A
interdisciplina de Representação do mundo pelas ciências naturais trouxe em
seus objetivos a necessidade de refletir sobre as concepções de natureza e
sociedade como base de nossas ações; de como os conceitos de espaço e tempo estão
ligados quando se trata de explicar os fenômenos da natureza e também de como
trabalhar a preservação ambiental. E para que isso se concretize nos foi
mostrado uma ciência que deve ser vivida, estimulada e interligada a todo
restante dos campos de experiência.
Experiências ligadas às ciências também passaram a fazer
parte dos meus planejamentos, pois é realmente entusiasmante ver olhinhos
arregalados a espera do resultado de algum
experimento, mas principalmente escutar as hipóteses que são levantadas
sobre o que irá acontecer e as definições do resultado encontrado em cada
experimento. Este também é um dos aspectos que propicia o desenvolvimento
crítico de nossos pequenos.
Jaqueline,
ResponderExcluirParabéns pelos comparativos realizados sobre postagens anteriores, cada reflexão demonstra o quão rica se tornou sua trajetória até aqui.
Que este momento traga muitas evoluções.
Abraço!