Montar
um portfólio é muito interessante, é o
retrato vivo de uma aprendizagem. A cada final de semestre monto o de meus
alunos, pois é uma forma de demonstrar
aos pais tudo que seus filhos aprenderam e descobriram. Diariamente monto meu
caderno de registro, onde tudo que se passa em sala, das atividades às
descobertas das crianças é registrado, fotografado, curtido.
Mas
me questiono: por que foi tão difícil fazer o meu próprio portfólio, se
houveram tantas atividades e aprendizagens?
Mas,
prometo: 2015/2 será diferente. Terei um
pouco mais de organização e disciplina. Até por que, no final do semestre,
percebi que se ao longo do tempo tivesse registrado de forma sistemática todas
as aprendizagens que fui adquirindo, montar o texto final poderia ter sido
menos sofrido nos quesitos: O que vou escrever??? Será que isso que escrevi é o
correto ou o adequado???
Mas vamos lá: novo semestre, velhas
promessas e com certeza novas
aprendizagens que se unirão às antigas para que ao final do semestre se possa
dizer: Aprendi mais um pouco e agora registro tudo!
Olá! Bom dia!
ResponderExcluirEscrever no portfólio nem sempre é uma tarefa fácil. Mas estar atenta aos conhecimentos construídos durante a semana e escrever sobre essas aprendizagens é estar construindo o conhecimento - pensando e reavaliando aquilo que aprendeu no curso - realizando observações sistemáticas de como realizamos e como estamos realizando hoje é um componente que ajuda nesse processo. Faça relações, observe o seu entorno a sua escola e a prática pedagógica - faça os registros como você citou e assim se encaminha as publicações no portfólio. Aguarmos publicações referentes as interdisciplinas. Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador - PEAD UFRGS