As aprendizagens deste primeiro
semestre foram muitas e de fontes variadas. Uma das primeiras coisas aprendidas
é de que sim, eu sou capaz: capaz de recomeçar a estudar 20 anos depois, capaz
de conseguir recolocar os ponteiros dos relógios rodando a meu favor, não
controlar mas, aprender a manipular o tempo a meu favor.
Nas questões que envolvem as disciplinas,
ter convivido com a interdisciplinaridade existente entre elas dá a real noção
de que sim é possível e gratificante trabalhar de forma a que todas as
disciplinas se relacionem aumentando as possibilidades de aprendizagem.
Muitas vezes, por trabalhar com Educação
Infantil, tive dificuldades de relacionar os textos e filmes com a prática que
vivo, mas neste momento as discussões com os colegas, tanto presencial como online,
me deixaram ver uma realidade diferente da minha, mas presente em muitas escolas.
A intensa busca do professor em
encaminhar seus alunos para que tenham uma visão crítica de si e do meio,
começa com certeza na Educação Infantil de uma forma diferenciada é verdade,
mas é lá aonde o desenvolvimento das crianças vem
pautado nas habilidades físicas, afetivas, cognitivas e nas relações intra e
interpessoais.
A leitura que esta criança vai fazer do
mundo, vem deste desenvolvimento, tendo na expressão corporal a sua integração
social. Um ambiente físico e social que transmita segurança faz com que estas
crianças fiquem seguras para enfrentar seus desafios, e estes desafios acabam
proporcionando que eles se conheçam, conheçam o outro e o meio, contribuindo
também para que desenvolvam habilidades como criatividade e autonomia.
Na Educação Infantil, na faixa
etária com a qual trabalho, não se pode falar em dispersão e foi através dos
relatos das colegas que tentei entender a dispersão nas etapas pós Educação
Infantil e percebi que muito da chamada
"dispersão" vem da forma não globalizada com que muitas vezes o currículo
escolar é trabalhado.
Penso que, ao nos apropriarmos
verdadeiramente dos métodos globalizados e dos enfoques globalizadores como
balizadores do ensino e da aprendizagem, conseguiremos retomar alguns
destes pontos perdidos na educação e talvez consigamos resgatar o ensino como o
"desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano para intervir na
sociedade".
De uma forma geral foram muitas as
aprendizagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário