E eis a Matemática!
A primeira aula de Representação do mundo pela matemática
foi bem intrigante. Nos fez parar e
pensar. Parar pela leveza com que foi apresentada e pensar por que iniciou
pondo velhos conceitos, no mínimo, em dúvida. O monstro verde da matemática pareceu
um bichinho de pelúcia.
No meu caso, professora
da Educação Infantil, saí da aula segura de que cabe a mim estabelecer nas
crianças um olhar lúdico sobre a matemática
para que, desde a infância, tenham curiosidade e entusiasmo sobre ela,
proporcionando experiências que os façam pensar "matematicamente" e
relacionem este pensar com suas vidas/cotidiano.
Vou continuar no rumo, pois penso ser o certo; vamos organizar nossos carrinhos e bonecas, fazer
uso de muitas tampinhas para construir castelos, ruas, cidades. Seriando,
quantificando e sequenciando de uma forma lúdica e, desta forma, iniciando a
linguagem matemática e a construção do pensamento lógico matemático.
Espero que esta
interdisciplina me auxilie muito na determinação de fazer com que a
alfabetização matemática esteja presente em cada fazer com minhas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário