Cada vez que peço ao meu marido que me ajude a recortar
algum material para levar para a escola,
e os recortar, saem "assim, assim". Escuto a mesma resposta: "Amor,
você sabe que não fiz Educação Infantil." Pensava até então que era uma
desculpa para não me ajudar. Mas, depois de várias leituras dos textos
indicados em aula percebi o quanto ele pode estar sendo sincero, pois a
Educação Infantil é o início prazeroso e não traumático (ao menos deveria ser) da
construção de várias noções do mundo que vem pela frente.
Em matemática, por exemplo, que por muitos é considerada o
"bicho papão", o "horror dos horrores"; após ler os textos:
Alfabetização matemática nas séries Inicias - O que é: Como fazer? , ao lermos:
Para que o aluno aprenda matemática, ele precisa se sentir
seguro diante de sua representação, precisa descobrir o caminho de uma relação
menos angustiante, substituindo o caráter que o oprime na aprendizagem pela
alegria da descoberta, para que juntos, aluno e professor, possam aprender,
criar e recriar seus conhecimentos. (Lourenço, Baiochi e Teixeira, p.33).
Ao passo que, em: A matemática em sala de aula, quando Smole
e Muniz nos dizem: "Todas as crianças são capazes de aprender e os
professores estão diante do desafio de promover este processo" (2012, p.47),
podemos perceber a importância de
trabalhar desde a Educação Infantil à alfabetização matemática, os conceitos que
nos acompanharão pela vida a fora. Tudo bem, pois na EI, aprender denominações
como: somar, subtrair, multiplicar, dividir, grandezas, tempo, medidas não são
o principal objetivo, mas sim vivenciar cada uma destas noções e conceitos. E
fazer isso brincando, de forma lúdica e prazerosa deixará marcas bem profundas.
Quando uma criança de seis anos vira para ti e diz: "Profê,
hoje só veio meia dúzia de crianças, né"?
Querendo com isso, a partir da sua
vivência, dizer que tem poucas crianças em sala, você, a meu ver, terá duas
opções: Concordar com ela, pois entende o que ela quis dizer, ou questionar:
"Meia dúzia? O que é meia dúzia?" E a partir desta colocação da
criança proporcionar o desenvolvimento de muitas aprendizagens.
Cito este exemplo por que aconteceu comigo, e a partir disso
passamos uma boa parte da manhã aprendendo sobre o que é uma dúzia, o que é
meia dúzia e o que significa no popular dizer "meia dúzia". Legos,
blocos e carrinhos nos ajudaram a descobrir quanto é uma dúzia, e separando-os
um pra um lado, outro para outro lado, descobrimos que meia dúzia "é o
meio".
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