Projetos de aprendizagem
Após ler os textos, me identifiquei muito com os métodos
globalizados de trabalho com as crianças, até porque como educadora da Educação
Infantil não estamos sob o regime de currículos montados por disciplinas. E na
EI, a criança é o centro de tudo, do cuidar e do educar. É, ou deveria ser
sempre, baseado nos seus interesses que se concretizam os currículos, suas
capacidades, interesses e motivações formam a mola propulsora das suas
aprendizagens.
Mediamos suas aprendizagens de forma a lhes mostrar
visões globalizadas do mundo, e quem nos dá o norte para a proposição de
experiências é a própria criança que trás para a escola seus conhecimentos, sua
história, seus saberes e é a partir deles e de seus interesses, que conforme
nossa intenção de trabalho escolhemos a forma como apresentar nossos projetos.
Analisando os quatro métodos de trabalho expostos por
Zabala, percebi que na EI, muitas vezes, buscamos de um ou de outro a
organização e as sequências de aprendizagem, sempre com a mesma justificativa:
proporcionar às crianças uma aprendizagem que lhes seja significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário