Vivenciando
os métodos globalizadores
”... experiências concretas na vida cotidiana que levam à
aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço coletivo e a produção de
narrativas individuais e coletivas por meio de diferentes linguagens" (
Parecer CNE-CEB n20-09).
Uma das características
de se trabalhar com a educação infantil
é vivenciar todos os dias uma aprendizagem globalizada, aqui podemos
dizer que a transdisciplinaridade está presente. Temos as crianças como protagonistas de suas aprendizagens.
Como professores nosso papel é verdadeiramente de orientador, de mediador
e estimulador das motivações, das curiosidades e interesses dos pequenos.
Não pairam sobre nós
currículos montados a partir de disciplinas, onde saberes são engessados
no seu conteúdo e no seu modo de aprender. Trabalhamos a partir de uma
estrutura de currículo onde as interações e as brincadeiras são balizadores
para a promoção de experiências e aprendizados que contemplem as linguagens
simbólicas, a cultura e a sociedade.
Este fazer nos leva
todos os dias a refletir sobre nossas ações, pois tudo dentro da
Educação Infantil é muito vivo e dinâmico,
precisamos estar atentas aos movimentos das crianças, seus interesses, seus
conhecimentos trazidos de casa e os construídos no ambiente escolar, seus
desejos e curiosidades.
Ler os textos apresentados na interdisciplina de PPA foi
bem importante, pois a partir deles pude visualizar meu trabalho dentro de
sala, traçando um balizador para minha prática. Mas várias questões se
apresentaram depois da leitura, pois na verdade não consegui me enquadrar 100%
em nenhum dos quatro métodos citados no texto do Zabala. Lendo e relendo
percebi que muitas vezes meu trabalho junto às crianças engloba, mistura um
pouco de cada. Pois monto projetos que estão dentro do centro de interesse das crianças, e à
medida que este projeto vai se desenvolvendo conto com o conhecimento
prévio das crianças, sua bagagem cultural, para levantar questões e hipóteses
relativas ao nosso projeto.
Um exemplo: Este ano trabalhando com crianças de M1,
observei um grande interesse, da maioria da turma, por música. Montei então um
projeto onde a música será o fator condutor de todas as experiências propostas.
A primeira música trabalhada foi: A baleia.
Nossa proposta inicial foi
construir os dois personagens citados na música: a baleia e a sereia. Mas em
uma roda de conversa foi questionado a turma: Onde vive a baleia? Quem mais
mora neste meio? Que outros amigos a
baleia pode ter? A partir das respostas montamos um painel onde serão
construídas todas estas respostas.
A construção se dará a partir da escolha das crianças,
serão disponibilizados vários materiais: sucatas, papéis, tintas, lãs, e eles
escolheram o que e como usar. Em breve posto as maravilhas que hão de surgir.
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