Quando
a nomenclatura assusta!
Quando
no terceiro semestre da interdisciplina
de seminário III estudamos sobre projetos, ficaram claras as diferenças
ali apresentadas entre PE e PA. Na época ficou claro para mim diante da
literatura apresentada que sim, mesmo que em todas as suas características e
processos eu não realizasse um projeto de aprendizagem, com certeza meu
trabalho não era um projeto de ensino conforme se apresentava.
Acredito
que minha prática em sala de aula, uma turma de Maternal 1, se encaixe dentro
daquilo que ZABALA define como método globalizado. Na escola onde trabalho somos
incentivadas a construir projetos que envolvam as crianças, ou seja, projetos
que nasçam dentro da sala a partir das observações e conversas com as crianças
e com as suas participações. Projeto onde, a partir do tema principal, problematizamos
e buscamos descobertas e respostas.
Dentro do
trabalho com o projeto proporcionamos às crianças experiências que as levem a
descobrir suas próprias respostas. São incentivadas a fazerem descobertas a
partir da manipulação, da experimentação e da observação usando em um primeiro
momento, os conhecimentos que já possuem dos objetos e materiais que lhes são
ofertados.
Mas,
quando mostrei meu projeto para professora Liliana (PAA), juro
que levei um susto quando ela olhou e o classificou como um projeto de
ensino; logo me veio à cabeça aquele
formato engessado e sem vida que me
pareceu ser um projeto de ensino descrito em SI III, e nas leituras de
BECKER em modelos pedagógicos e modelos epistemológicos.
Passado
o choque e após uma (re) leitura da teoria
apresentada neste semestre compreendi, ao menos espero, que a
classificação do meu projeto como "de
ensino" não vinha do formato rançoso apresentado por BECKER, mas sim, da visão de ZABALA (La práctica educativa. Cómo
enseñar) de um método globalizador
nomeado de Projeto de Kilpatrick onde
apesar de ser globalizador, onde por definição a presença e o
interesse das crianças
estão acima de tudo, fui eu, como educadora, que decidi o tema e defini
propostas de experiências visando atingir objetivos; por estes fatores, sim,
meu projeto seria um projeto de ensino.
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