Ao entender a construção do
conhecimento dos bebês nos sentimos aptos a planejar ações e experiências que
lhes proporcionem cada vez mais o desenvolvimento da sua inteligência prática.
A cada leitura e procura por
entender mais e melhor sobre a fase sensório motor, mais me sinto capacitada
para minha prática pedagógica com os pequenos.
Ter clara a importância da
construção da noção de objeto nos permite propor experiências que levem as
crianças a desenvolverem o sentido de objeto permanente, o que em um primeiro
momento auxilia na sua adaptação da escola, pois aprendem que a mãe/familiar
vai embora, mas volta.
A construção das noções de espaço e
tempo é crucial para o desenvolvimento futuro, bem como a diferenciação entre meio
e fins que permite a nova organização da inteligência.
Vejo neste ponto a
importância cada vez maior sobre a epistemologia genética, pois só a partir
destes pressupostos podemos entender e mediar a construção do conhecimento de
nossos bebês e das crianças ainda sem o domínio da fala, pois podemos com elas
perceber e saber observar suas ações e com isso perceber suas necessidades e
desejos, podendo desta forma cada vez mais auxiliar e contribuir com o seu
crescimento.
Construir a noção de objeto nesta
fase permite às crianças em uma nova fase (pré-operatória) pensar um objeto
através do outro. Reconhecer-se, por exemplo, na brincadeira do espelho é um
avanço de uma fase para outra e ela se torna mais significativa quando
conseguimos fazer com que os bebês consigam pensar o mundo através das imagens.
Todas estas etapas vão convergir
para uma aprendizagem que passa da inteligência prática para a inteligência
representativa.
Olá Jaque!
ResponderExcluirLi esta postagem depois da publicação do dia 15/11 e vejo que as duas se complementam, mesmo que isso não esteja explicitamente identificado em tua escrita.
Neste caso, minha sugestão de complementação da postagem anterior esta parcialmente atendida com esta postagem. Na minha percepção, tu poderia ter feito uma articulação entre os dois textos, fazendo relações claras entre a teoria e tua experiência com os bebês no teatro.
Abraço,
Cátia
Tutora Seminário Integrador