A preparação para o estágio parecia-me que não iria
apresentar muitas novidades, pois estaria dando continuidade ao trabalho que
vinha fazendo até o momento dentro de sala da aula.
Mas, o desenvolvimento do relatório de estágio me mostrou
que meu trabalho enquanto estagiária foi uma continuidade do meu fazer
pedagógico, mas tenho que registrar que sim houve uma grande mudança, e ela foi
ao que se refere a busca pelas referências teóricas que busquei para embasar a
minha prática. Sempre busquei que minha prática fosse “recheada” de intenção
pedagógica, seja quando direcionava as experiências ou quando deixava que as
propostas das crianças direcionassem nossos momentos, o que a faculdade me
trouxe foi a fundamentação para estas ações. Foi o buscar o porquê e a
importância dos jogos, por exemplo, no desenvolvimento das crianças e com
isso intensificar o uso destes recursos.
Todos sabemos que a leitura é importante, mesmo para quem não sabe ler, o
que a leitura das teorias me trouxe foi
a certeza e o porquê desta importância.
E
foi através destas teorias que pude parar e refletir sobre as minhas ações em
sala. Agora mais do que na postagem anterior as palavras de Freire fazem todo o
sentido: "A prática de pensar a prática é
a melhor maneira de aprender a pensar certo. O pensamento que ilumina a
prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por
ele iluminada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário