A literatura
Sala dos livros, turma explorando cada um deles
e seus mundos mágicos.
De repente um grito: "Profe corre aqui"!
Aí tu atravessas a sala correndo até o canto onde dois
alunos estão com um livro na mão e pergunta preocupada: "O que houve"?
Um deles te olha com ar entre espantado e o inacreditável e
diz: "Profe, o Lucas sabe ler"!
A preocupação dá lugar à curiosidade, tu olhas e diz: "Como assim"?!
- "Ele leu o
livro todo"!
O tal Lucas com o ar de poder, pois sente que impressionou o
colega te olha e diz: "Quer que eu
leia pra ti profê"?
-"Claro que quero, pode começar a ler".
O grande livro sobre dinossauros é aberto com solenidade e
respeito e inicia-se a "leitura".
Quando o livro chega ao fim, tu parabenizas a
"leitura" e o "leitor", vai para um canto e se encanta com
a figura.
Não é que o danado sabe ler! A cada figura surgida nas
páginas do livro ele foi interpretando e junto com seu conhecimento, sua
imaginação e suas aprendizagens foi
contando a história.
"E os dinossauros nascem dos ovos, quando são filhotes
e depois crescem são os animais maiores do mundo".
"Os osso dos dinossauros são como os da gente. São
brancos e grandes. Mas, são mais maiores
que os das pessoas".
Isso é leitura! Isso é compreensão!
O trabalho com a linguagem oral, auxilia as crianças na
preparação dos textos, pois mesmo que não escrevam, elas nas produções orais
organizam as ideias, tem coerência na narrativas de suas histórias.
Mostra a importância
do letramento, da convivência das crianças com os livros e com todo tipo
de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário