Sanções por reciprocidade
Ouve-se pelos corredores e nas sala dos professores sempre a
mesma queixa: " Esta turma está impossível", " Fulano não dá
mais.", "Antigamente não era deste jeito, havia mais respeito.",
"Hoje deixei três sem recreio.", Hoje Beltrano ficou sem
brincar."
A queixa a respeito do comportamento das crianças em sala é
frequente, assim como muitas vezes percebemos que os "castigos"
também o são.
O que penso é que muitas vezes estamos esquecendo do nosso
papel de formadores e nos deixando levar
pela rotinização e a normatização do papel de controladores ou punidores.
Para isso é necessário ter sempre em mente, e principalmente
em prática, as sanções por reciprocidade
relacionadas por Piaget, que são:
1 – Consequência naturais (a privação resulta diretamente da
ação, (quebrou ou perdeu)
2 – Compensações (consertar ou substituir)
3 – Privar o transgressor do objeto mal-usado ( um brinquedo, computador, etc)
4 – Exclusão do grupo até que consiga seguir as regras do mesmo. ( do jogo ou da atividade)
5 – Fazer à criança o mesmo que ela fez. (só no caso de recusar ajuda-la)
6 – Censura ( para que perceba a transgressão do vínculo de solidariedade decepcionando)
2 – Compensações (consertar ou substituir)
3 – Privar o transgressor do objeto mal-usado ( um brinquedo, computador, etc)
4 – Exclusão do grupo até que consiga seguir as regras do mesmo. ( do jogo ou da atividade)
5 – Fazer à criança o mesmo que ela fez. (só no caso de recusar ajuda-la)
6 – Censura ( para que perceba a transgressão do vínculo de solidariedade decepcionando)
O que não podemos descuidar é de como aplicamos cada uma
delas, pois qualquer uma destas sanções podem ser implementadas de uma forma
punitiva.
Penso que a cada dia devemos rever cada uma das nossas
atitudes em relação a isso.
O tempo de queixas no intervalo do cafezinho poderia ser
trocado pelas discussões produtivas do como nos manter alertas e vigilantes
sobre nosso próprio fazer pedagógico.
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