Chega ao fim mais um
semestre!
Um semestre de muitas experiências, muitas novidades, muitos
desafios no trabalho, na faculdade e na vida.
Neste ano comecei uma experiência nova na escola, troquei de
nível, depois de dois anos com maternais, iniciei com uma turma de Jardim B, a
mesma turma com quem trabalhei no meu primeiro ano na escola. Uma escolha
emocional me despedir de quem me deu as boas vindas.
Tem sido até agora uma experiência bem motivadora e que tem
causados muitos movimentos. Um completo turbilhão de ações e emoções, por vezes
difícil, mas sempre gratificante. Todo dia é um faz e refaz, um pensa e repensa
do meu fazer pedagógico para poder contemplar necessidades da turma.
Em meio a este movimento todo, o semestre do PEAD trouxe
novas e interessantes interdisciplinas com motivações e questionamentos, que se encaixaram dentro do
meu semestre em sala.
As noções vistas na interdisciplina de Música da escola vieram corroborar com o que já havia
aprendido na prática: importância da música no desenvolvimento das crianças. O
tanto de prazer e ludicidade com que elas trabalham música no seu aprendizado também demonstrou
que podemos sim nos arriscarmos mais no ensino da música com os pequenos; não
só ficar repetindo músicas conhecidas, mas também incentivar que as crianças,
mesmo as bem pequenas, criem suas próprias
músicas e explorem a sua musicalidade.
Uma das aulas mais importantes em Música foi sobre os
cuidados que devemos ter com nossa voz enquanto principal instrumento de
trabalho.
Em Ludicidade e educação, o grande número de recursos sobre
jogos e brincadeiras virou fonte de
pesquisa diária, para propiciar momentos cada vez mais divertidos às crianças.
O embasamento teórico de que incentivar e reconhecer as
brincadeiras em sala como um fator importante para o desenvolvimento em todas
as áreas do conhecimento das crianças nos dá a segurança e os argumentos
necessários para a "defesa" desta prática.
Na interdisciplina de Literatura, só prazer. O prazer da
leitura, o prazer de descobrir mundos e fantasias. Na educação infantil, o
espaço pedagógico da literatura é imenso e capaz de fazer frutificar o melhor
que se tem na criança e no seu desenvolvimento.
Estudar um pouco mais sobre os vários gêneros tem
contribuído muito para meus planejamentos me levando a cada vez mais
diversificar e abordar diferentes aspectos da literatura infantil.
Nas aulas de Libras, a seriedade da luta dos surdos por seus
direitos políticos, a legislação, as questões socioculturais e educacionais,
além de noções básicas da língua.
Os estudos sobre o planejamento de aprendizagem, realizados
na interdisciplina de Seminário III, vieram consolidar a prática de projetos
que vivencio em minha escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário