Esta semana nos estudos do PNAIC, um texto bem interessante
foi dado para que refletíssemos: O brincar, o letramento e o papel do
professor, de Nigel Hall.
O estudo deste
texto casou bem com o eixo estudado no PEAD, em Linguagem e Educação, sobre oralidade, escrita, consciência fonológica.
O
texto enfatiza o uso e a presença do letramento nas atividades lúdicas, e da
importância de materiais impressos presentes nos espaços de brincar das
crianças.
Na
importância das brincadeiras e experiências que apresentem o real como
instrumento, como elemento concreto na experimentação e utilização do
letramento pelas crianças. Assim será possível a vivência do letramento significativo
e colocado de forma intencional.
Coloca
o autor, no texto, a necessidade do letramento ser colocado no contexto do
brincar, onde é utilizado para, por exemplo: “fazer compras, almoçar ou jantar
em um restaurante, viajar de trem, visitar um hospital e assim por diante.”.
Diferente
de impor um ensino, uma aprendizagem, o letramento colocado no brincar, aqui as
crianças escolhe de que forma o letramento entra na brincadeira o que torna a
aprendizagem muito mais eficiente. Neste momento é dada às crianças a chance de
demonstrarem o que sabem.
Super-recomendo a leitura não só deste texto,
mas de toda a obra de Janet R. Movles.
Referência
Movles, Janet R. A excelência do brincar. Porto Alegre.Artmed.s/a
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