Este texto traz as considerações, sobre as teorias de Paulo
Freire, principalmente a respeito dos Temas Geradores e da ação pedagógica dos
educadores, estejam eles atuando em qualquer nível de ensino.
Se
concebermos a prática pedagógica como uma ação social e política, esteja
ela aplicada da Educação Infantil à EJA, não podemos dissociá-la de
um contexto histórico-social concreto. Sendo assim, o uso dos Temas Geradores
nesta prática assume uma grande importância.
Embora ao idealizar seu método de ensino-aprendizagem, Paulo Freire o tenha
feito buscando a alfabetização de jovens e adultos, penso que os
princípios básicos por ele apontados, se fazem presentes e necessários em todas
as etapas da educação.
Sem me ater aqui à descrição das etapas do método, em sua finalidade
primeira, prefiro refletir sobre os pontos e conceitos que tornam o método
inovador na sua concepção.
Diálogo:
Mediação:
A mediação existente entre educador-educando, onde há um aprender-ensinando e
um ensinar-aprendendo, é o fazer com.
Valorização do
individuo:
A investigação da realidade concreta do educando e sua posterior
problematização. A valorização da sua cultura, dos seus conhecimentos de mundo
e das suas experiências vividas. Acreditando que este individuo seja sujeito da
sua própria aprendizagem, mas principalmente que estas aprendizagens tenham
significado para quem as constrói, pois como expressa Freire no vídeo: A
construção da leitura e da escrita na perspectiva Freireana - “Ninguém começa
lendo a palavra por que antes da palavra o que a gente tem pra ler, a
disposição da gente, é o mundo. E a gente lê o mundo na medida em que a gente o
compreende e o interpreta.".
Para Freire, a pedagogia-libertadora não pode existir sem a práxis, aquela que
é crítica e transformadora da realidade. É o educador refletindo criticamente
sobre sua própria prática, agindo, refletindo e a partir desta reflexão
novamente agindo para aperfeiçoá-la a cada dia.
Levando em conta
estes conceitos, o trabalho com Temas Geradores pode resultar em grandes
aprendizagens e assim proporcionar uma educação transformadora.
É preciso que
enquanto educadores reflexivos nos comprometamos com uma educação que
possibilite nos educandos a criticidade, a autonomia, a criatividade, a
liberdade e a construção de uma educação verdadeiramente libertadora que
valoriza a vida e a construção da história destes sujeitos e do mundo.
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