"O ensino de
ciências na educação infantil acontece preferencialmente integrado às demais
áreas de conhecimento,
proporcionando, através dos conhecimentos
acumulados, teorias, metodologias e instrumentos
da área, uma
riqueza de possibilidades de exploração do mundo realizada pelas crianças. "
(Rosa , Russel Teresinha
Dutra da. Ensino de
Ciências e Educação Infantil )
Provocar a curiosidade das crianças tem sido uma prática que procuro ser
constante em minhas turmas.
Proporcionar a eles experiências a partir da qual façam novas
descobertas é gratificante para quem tem em mente que o papel do educador é
auxiliar na construção da autonomia das crianças e proporcionar que elas
desenvolvam um pensamento crítico.
As aulas da interdisciplina de Ciências vieram a corroborar e dar “munição” para este
propósito, pois nos fizeram ver que o fazer Ciências é bem mais do que a imagem
de experimentos científicos, tabelas e fórmulas a serem decoradas.
Apresentou-nos uma ciência que deve ser vivida, estimulada em cada pequeno
detalhe e em cada busca por respostas, e principalmente que pode e deve ser
interligada a todo restante do currículo.
Amei fazer com meus pequenos o experimento científico, não pela mostra
do resultado concreto, mas muito mais pelos olhos curiosos, pelas hipóteses
criadas por eles para explicar o fato, mas principalmente por ter acompanhado o
despertar das dúvidas, a discussão do: “Eu acho que..."!
Nenhum comentário:
Postar um comentário