O trabalho realizado em Reggio Emilia, há tempos tem servido como
exemplo ou base de estudos para a Educação Infantil no Brasil e no Mundo.
Em um de nossos estudos, discutimos a importância da pedagogia da
escuta sobre a perspectiva de Reggio. Todos os escritos nos levam a perceber a
grande importância que esta escola dá ao ato da escuta como busca do dar
significado não só no que fazem, encontram e vivenciam tanto as crianças como
os professores e adultos que com elas convivem dentro da escola.
Esta escuta abre as possibilidades de nos revelar como as crianças
pensam, interpretam e questionam a suas realidades além de promover e permitir
o diálogo e a comunicação o que envolve as teorias criadas a partir desta
significação e desta compreensão de mundo.
Destacamos aqui algumas características desta escuta:
· Ser sensível e aberta
à necessidade de ouvir e ser ouvido;
· Escutar com todos os
nossos sentidos;
· Reconhecer as muitas
linguagens;
· A escuta precisa de tempo,
um tempo diferente do cronológico:
· Ela é gerada pela
curiosidade, desejo, dúvidas e incertezas, produzindo perguntas e não
respostas;
· Valorização de quem é
escutado;
· Remove o indivíduo do
anonimato.
Quando se escuta e é escutado, abrimos a possibilidade do diálogo
e com este processo aprendemos como outro. As crianças, tanto de forma
individual como quando em grupo, fazem isso de uma forma natural.
E são nestes momentos que o professor deve estar atento e ouvinte deste
processo de aprendizagem. E para poder fazer o registro destes processos o
professor também deve estar aberto e sensível. E dentro deste apoiar e mediar
as crianças que, se soubermos observar e documentar estas escutas,
poderemos revendo esta documentação – esta escuta visível, dar significado
ao nosso ensino, (re)ver nossas práticas diárias e desenvolver assim
possibilidades para que nossas crianças questionem, se mostrem curiosas e
criadoras de suas teorias desenvolvendo ainda mais suas aprendizagens. Como no
diz RINALDI: “ Quando os professores tornam a escuta e a documentação peças
centrais de sua pratica, eles se transformam em pesquisadores.” ( RINALDI, p.
245)
Para ter um maior aprofundamento sobre a pedagogia da escuta, indico
para quem ainda não leu: As cem linguagens da criança. Um bom livro para as
férias.
EDWARDS, GANDINI & FORMAN (orgs.) As cem linguagens da
criança.
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