O prazer das
primeiras escritas
Pela primeira vez
acompanho uma turma de Jardim B e toda a construção do seu aprendizado. Foi
muito legal observar o crescimento das crianças neste ano. Principalmente a
alegria de terem alcançado seu maior desejo no início do ano: Aprender a
escrever. Pois na minha turma este era o pensamento da maioria: aprender a escrever para ir para o primeiro ano e lá
aprender "escrever emendado".
Tenho uma turma onde
algumas crianças estão na fase pré-alfabética e ao menos duas já estão na fase
alfabética. Já se arriscando na escrita não só de palavras como de pequenas
frases.
É muito bom
participar do interesse e da curiosidade deles nestas descobertas. No início do
ano vinham me pedir: "Profê, escreve aí como se escreve... pra eu escrever
também!" E faceiros exibiam as letras espelhadas, fora de ordem, trocadas
mesmo a partir da cópia.
Hoje ao final do ano
buscam o alfabeto móvel, espalham na mesa, montam suas palavras e me pedem:
- "Profê, tá
certo!" em outras vezes como, por exemplo, o dia que T. me pediu:
- "Profê, escreve pra mim: Profe Regi este
castelo é pra ti". E eu respondi escreve você!
- "Mas eu não
sei"!
- Sabe sim, pegue o
alfabeto móvel e escreva com ele antes de passar para o papel.
E tempo depois
solicita minha presença. Na mesa as peças distribuídas se apresentavam
assim: PROFE REGINE STE CSTELO E PA TI!
No momento que
escrevo este texto me recordo de uma entrevista da Professora Magda Soares,
onde ela fala sobre a questão do alfabetizar letrando, desde a Educação Infantil, onde cita a importância do aprender a ler, lendo e
do aprender a escrever, escrevendo. Além do respeito e do olhar cuidadoso que
se deve ter pelo momento de
desenvolvimento da criança, pelo seu
desejo de aprender.
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