Estudando
Malaguzzi!
Em um grupo de estudos denominado: revisitando a escola das infâncias, neste mês de
novembro, discutimos bons textos referentes à educação infantil.
Podemos, ao mesmo tempo, debater sobre nossas realidades,
observar bons exemplos de como se pode realizar bem nosso trabalho e cá para
nós, alguns de como ou do que não fazer...
O primeiro texto discutido foi: Malaguzzi e os
professores * , um bom texto que pode nos orientar na realização no nosso
trabalho diário, na busca constante por propostas que levem nossas crianças a
um aprendizado significativo.
Nele também há referências ao diálogo entre nossos pares,
na sua importância para este fazer pedagógico carregado de significações.
Este texto nos fez
refletir sobre o papel do professor da educação infantil. Sobre a importância
de dar destaque ao conhecimento que a criança traz para a escola e sobre a
relação entre teoria e prática.
Em nossas discussões, confirmamos a reciprocidade entre a
teoria e a prática, o valor dos estudos pedagógicos na realização das práticas
e a importância dos registros destas práticas,
que automaticamente se transformam em novas teoria, onde (re) visitados nos
permitem rever e analisar os nossos feitos e os das crianças, criando um
diálogo permanente entre teoria e prática.
* Carla Rinaldi. Diálogos com Reggio Emilia : escutar,
investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra , 2012 - p.103-115)
Nenhum comentário:
Postar um comentário