O
ensino de História da Educação Infantil
Na Educação Infantil podemos e devemos incentivar o ensino e a
aprendizagem da História, e sim, se pode fazer isso de forma lúdica e prazerosa
a partir do momento em que despertamos
nas crianças a curiosidade sobre o
significado de aprender História.
Segundo Cooper, para que haja uma
compreensão do conceito de tempo é preciso que isto seja significativo para as
crianças, para tanto é preciso trabalhar as questões de identidade a partir delas: seus interesses, sua história,
as mudanças em suas vidas, no seu meio.
E como a história é viva e dinâmica,
o passado deve ser ensinado de diversas formas; no texto a autora nos apresenta uma série de atividades que visam
trazer para perto das crianças a compreensão do que é História. Atividades estas que permitem às crianças
compreender a mudança do tempo, a simultaneidade dos acontecimentos, que formulem hipóteses, tenham argumentos, tracem
comparações entre o hoje e o passado, que ampliem seu vocabulário.
Um fator importante de se levar em
conta neste momento é a imaginação e a curiosidade das crianças pequenas;
podemos, a partir de brincadeiras, jogos, exploração de imagens, construção de
calendários, canções, pesquisas, brinquedos, contação de histórias, construir
conceitos históricos e aprender sobre o passado, pois conforme a autora: "Descobrir
sobre o passado, então, torna-se uma contribuição importante ao desenvolvimento
pessoal, social e emocional. Auxilia as crianças a respeitar culturas, ter
consciência da sua própria e a considerar as consequências das ações"
(p.184).
E a partir destas colocações,
reafirmamos a importância de revermos o velho preconceito de que história é
aquela matéria "chata" que aprendemos na escola, onde decorar datas e
nomes de personagens era tudo que aprendíamos. (Aprendíamos?). Neste momento, é
importante rever nossa prática, pois tornar compreensivo, mas principalmente
significativo o ensino da História desde a Educação Infantil é a certeza de que
estamos preparando nossas crianças para o exercício da cidadania.
Referências:
COOPER,
Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos.
(tradução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário