"Uma vez que seus alunos tenham mergulhado nestes
mistérios, eles não irão querer parar de resolvê-los e você saberá que eles
foram contagiados por você quando você também não quiser parar."(
Bob e Ellen Kaplan - The Math Circle).
Li esta
frase em um material sobre o Circulo da Matemática, e percebi que ela se
encaixa no estado em que me encontro neste ano, tanto na posição de professora
como no papel de aluna, sinto que estou
contagiada e contagiando.
Como
todo ano, em abril, iniciei um projeto com minha turma. Este ano o projeto foi indicado
por mim após observação da turma em todas as suas manifestações com relação ao
corpo e suas múltiplas possibilidades, e que seu "eu" corporal e
social ainda estava muito centrado nos próprios desejos gerando inquietudes e
desentendimentos. Sentimos a necessidade que
a turma aprendesse a se expressar por meio da fala de seus sentimentos,
ampliando as questões de socialização e interação.
Desejávamos
que, a partir da consciência do próprio corpo, do conhecimento da sua
importância, e dos cuidados que devemos ter
com ele; se criassem possibilidades em que as crianças construíssem uma imagem positiva de si mesmas, de suas capacidades e limitações, e a aprendizagem do conviver com o outro respeitando as
diferenças físicas e emocionais, e de suas relações com o meio ambiente.
O
período de planejamento para este projeto era de no máximo três ou quatro
meses, e esta era a ideia da professora; por que, no meio do caminho, as
crianças o tomaram para si. O envolvimento das crianças foi tanto que nosso
projeto terminou em outubro, sem que em nenhum momento a curiosidade deixasse
de estar presente em questionamentos, indagações, pesquisas, experiências e
elaboração de hipóteses sobre o assunto. Ao término de nosso projeto fomos visitar
o Museu da PUC, e a exposição sobre o corpo humano fascinou ainda mais meus
pequenos; mais questionamentos, novas descobertas e a realização de ver bem de
perto, em tamanho gigante, tudo aquilo que aprenderam durante o ano.
Foi
apaixonante vê-los tomar conta do seu aprendizado e, neste caminhar, crescer
nas suas aprendizagens e principalmente nas suas interações e nos cuidados
consigo e com o outro.
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