O
ensino da Geografia na Educação Infantil
Quando se fala em ensino da
Geografia na Educação Infantil, há necessidade de se pensar na orientação
espacial das crianças desta faixa etária. A criança, naturalmente curiosa, faz
muitos questionamentos sobre os conceitos de perto/longe, para um lado/para o
outro, para cima/para baixo; mesmo antes destas noções serem trabalhadas na escola.
Inicialmente, a noção de espaço e
continuidade do espaço é quase intransponível para as crianças; mas,
gradualmente, através das rotinas diárias, inclusive da própria ida à escola,
elas começam a delinear suas hipóteses.
Por isso é de grande importância para a
construção da consciência espacial que a criança desenvolva a consciência do
próprio corpo em relação aos movimentos
e deslocamentos que este realiza no meio ambiente.
Os jogos e brincadeiras, vivenciados
na Educação Infantil, que trabalhem as relações
espaciais básicas como: em cima/embaixo,
longe/perto, dentro/fora e a
lateralidade ajudarão nesta construção.
No início, o espaço é compreendido a
partir da vivência da criança no seu dia-a-dia. Em seguida, com o aumento da
percepção do ambiente, a compreensão se estende através da memória; a criança
já não precisa "viver" o espaço para poder compreendê-lo, analisá-lo
e medi-lo.
No futuro, essas habilidades se
mostrarão imprescindíveis para que o aluno das séries iniciais compreenda e
saiba ler mapas e cartas geográficas, escalas e projeções.
Referências:
ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y: Apresentação do livro O espaço Geográfico ensino e representação. Disponível em : http://slideplayer.com.br/slide/400006/. Acesso em 10/11/2016.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zardon: Geografia e a Cartografia Escolar no Ensino Básico: Uma relação complexa- percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016.
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