segunda-feira, 4 de maio de 2015

Refletindo a sociedade

                

         
Esta semana para a realização da tarefa, foi necessário ver este filme, onde as comparações: passado e presente são marcantes, e nos fazem pensar na complexidade da nossa realidade, nas contradições de um país onde os valores estão em crise constante.
Questões mal resolvidas de um passado não tão distante se espelham no nosso presente, mudando somente os "figurinos". Onde os negros e mulheres são tratados como mercadorias. E a miséria e a pobreza são transformadas em negócios e negociatas.
Uma sociedade desigual, retratada pelo passado e vivenciada no presente. Retratos que nos devem fazer parar e pensar, mas principalmente nos devem fazer agir para que esta realidade não seja eternizada. Devemos sim, fazer tudo que esteja ao nosso alcance  para que a mudança seja feita.
Na nossa condição de professores, devemos trabalhar no sentido de formar cidadãos críticos, que percebam esta realidade, mas que façam com que ela mude. Estas tomadas de posição entre o só observar e o agir, devem ser feitas já nas crianças para que, no futuro, adultos críticos e reflexivos possam mudar as suas realidades e assim a realidade deste país, onde a riqueza existe, só que de forma cruel, sempre foi mal distribuída.
Foi bem interessante discutir com a colega sobre este tema e ver que ela também compactua comigo nesta necessidade imediata e profunda de fazer com que o "status quo" não se perpetue. E que, sim, é possível que nossas crianças cresçam como indivíduos capazes de posições críticas sobre a sua realidade, sobre a realidade do país e que, de posse desta postura, lutem pela mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário