terça-feira, 12 de maio de 2015

Estudos, reflexões e questionamento.

O dia de hoje foi muito, muito especial.
Dia de formação para Educação Infantil.
Palestra muito produtiva e significativa com as professoras: Carmem Barbosa  e Maria G. Horn, sobre "A Vida Cotidiana na Escola Infantil: espaço, tempo, materiais e grupo".
Até então eu só havia lido os seus livros, mas foi muito legal escutá-las, mas principalmente sentir nas suas vozes a paixão que demonstram pela Educação Infantil.
A professora Carmem iniciou sua fala fazendo uma retrospectiva da Educação Infantil no Brasil, o que trouxe a certeza do que havia constado durante as reuniões do PME, a Educação Infantil muitas vezes parece não receber a devida atenção por parte das nossas autoridades e, às vezes, até daqueles que a executam. Ficou clara a árdua luta pela importância do desenvolvimento e o respeito  pela Educação Infantil que ainda temos pela frente. E principalmente da importância de uma nova pedagogia das infâncias e de uma formação específica para tratar a Educação Infantil.
Sua palestra deixou muito  que pensar a respeito das políticas que estão sendo debatidas nos dias atuais, sobre a Educação Infantil e da importância dos educadores desta fase da educação ficarem atentos e participativos nestas discussões.
O lado preocupante e desafiador, é que além de tudo que estou lendo e estudando para a PEAD, para a escola para minhas crianças e nosso projeto,  ainda pretendo e vou pesquisar e estudar todos aqueles que ela citou em sua fala.
A outra fala  dela, em conjunto com a da Horn, veio ao encontro de toda movimentação que estamos vivendo na nossa Escola, com as discussões sobre espaços circunscritos, espaços externos, tempo, as mudanças no  PPP, orientações curriculares e didáticas.
Ou seja, o final da noite será agitado com "cabeça a mil", pensando, repensando e tendo a certeza: estou no caminho certo.
Alguém aí sabe dizer como se aumenta, de fato, o tempo?!

2 comentários:

  1. Olá Jaqueline não sei como se aumenta de fato o tempo, mas acredito que possamos aperfeiçoar ao máximo o nosso tempo. Jaqueline como você mesmo disse, esse blog é mais um desafio em sua trajetória docente. Então mãos a obra, faça nele um relato sistemático de suas aprendizagens e anseios em cada Interdisciplina. Coloque nele suas reflexões do que foi aprendido e o que você vai poder melhorar em suas praticas pedagógicas diárias enfim faça desse Blog seu Diário .Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaqueline, estou aguardando suas novas postagens.
    Abraços,

    ResponderExcluir