domingo, 30 de agosto de 2015

Texto reflexivo sobre portfólio




Montar um portfólio é muito interessante,  é o retrato vivo de uma aprendizagem. A cada final de semestre monto o de meus alunos, pois  é uma forma de demonstrar aos pais tudo que seus filhos aprenderam e descobriram. Diariamente monto meu caderno de registro, onde tudo que se passa em sala, das atividades às descobertas das crianças é registrado, fotografado, curtido.
Mas me questiono: por que foi tão difícil fazer o meu próprio portfólio, se houveram tantas atividades e aprendizagens?
Mas, prometo: 2015/2 será diferente.  Terei um pouco mais de organização e disciplina. Até por que, no final do semestre, percebi que se ao longo do tempo tivesse registrado de forma sistemática todas as aprendizagens que fui adquirindo, montar o texto final poderia ter sido menos sofrido nos quesitos: O que vou escrever??? Será que isso que escrevi é o correto ou o adequado???
Mas vamos lá: novo semestre, velhas promessas  e com certeza novas aprendizagens que se unirão às antigas para que ao final do semestre se possa dizer: Aprendi mais um pouco e agora registro tudo!

Um comentário:

  1. Olá! Bom dia!
    Escrever no portfólio nem sempre é uma tarefa fácil. Mas estar atenta aos conhecimentos construídos durante a semana e escrever sobre essas aprendizagens é estar construindo o conhecimento - pensando e reavaliando aquilo que aprendeu no curso - realizando observações sistemáticas de como realizamos e como estamos realizando hoje é um componente que ajuda nesse processo. Faça relações, observe o seu entorno a sua escola e a prática pedagógica - faça os registros como você citou e assim se encaminha as publicações no portfólio. Aguarmos publicações referentes as interdisciplinas. Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador - PEAD UFRGS

    ResponderExcluir