domingo, 30 de agosto de 2015

Texto Reflexão sobre workshop





     

            A  perspectiva do workshop a princípio chegou a ser assustadora. Além da escrita do relatório que não parecia ser uma coisa fácil apresentá-lo e defendê-lo em 10 min. se desenhava como o quadro da dor. Iniciar o relatório foi difícil; buscar e passar para o papel as aprendizagens, as emoções e temores parecia naquele momento algo impossível.
             No mínimo três grandes começos de escrita que foram parar no lixo. Até que finalmente engrenou. Era baixar a cabeça, abrir o coração e escrever. Texto escrito e aprovado. Vamos embora fazer o Power Point. Fácil resumir toda a escrita em imagens significativas; foi consideravelmente fácil.
            O problema vinha depois: ir à frente da turma apresentar e defender. No início tremedeira, preocupação principalmente com o tempo quanto ao conteúdo sem problema afinal ali estavam descritas todas as emoções do primeiro semestre. Mas veio o grande dia ...nervosismo, preocupação.
            A apresentação das colegas, ao invés de aliviar deixava mais tenso...algumas claramente conseguiram seu objetivo, outras não O pensamento era: como sintetizar, ficar tranquila e objetiva em 10 minutos, deixando de lado o nervosismo? Chegou a minha vez, nos primeiros segundos; tremedeira geral, tudo o que deveria e queria dizer estava ali...só não achava e o relógio correndo. Dois minutos e já estava mais tranquila, o texto fluía, as imagens, particularmente bem escolhidas, davam ao público a ideia geral do contexto; quando ergueu a placa de 3 minutos pensei...ainda faltam falas e slides???? Dará tempo?            Será que atingi o objetivo de mostrar às colegas tudo que foi planejado? E o tempo terminou caprichosamente junto com minha fala e a apresentação das imagens.         Chegou ao fim...alívio, nervoso e já apontadas as considerações para o próximo: manter a calma, procurar manter o foco e objetividade, lembrar que o workshop ao final mostrou ser uma colcha de retalhos onde se costura com carinho tudo aquilo que significou aprendizados no semestre.
            Autodica: manter apontamentos durante todo o semestre, apontamentos gerais sobre tudo para, ao final, selecionar o que teve mais significado e montar um belo texto que traduza tudo isso.

Um comentário:

  1. Você saiu dessa etapa com um grande ensinamento. Não podemos deixar somente para a hora da produção do trabalho, é preciso resgatar o que foi desenvolvido ao longo do semestre. Se os apontamentos são sistemáticos, você terá mais facilidade para seguir a linha de pensamento e produção. Por isso no ead é tão importante a organização e a produção sistemática com registro. Um fator que dá uma atrapalhada grande é ausência de tranquilidade nesses momentos mais tensos. E sim, é preciso buscá-la. Vamos tentando ajustar todo o semestre para lá no final poder comemorar, mais uma vez!

    Katielle de Oliveira
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir