domingo, 27 de março de 2016

Rotina

Todo dia ela faz tudo sempre igual.
                            ( Cotidiano - Chico Buarque)

         A rotina na Educação infantil é  parte integrante do "cuidar e educar",  segundo Maria Carmem Barbosa: "As rotinas são produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianidade". ( BARBOSA, 2006)
         A sequência nas atividades do dia-a-dia possibilita à criança estabelecer a relação tempo-espaço e o seu desenvolvimento, construindo assim sua independência e autonomia, além do estimulo à socialização.
         O que não se pode é ter por hábito fazer sempre a mesma coisa, de maneira estanque e ter relutância quanto ao novo. 
         Normalmente, na educação infantil, quando se fala em rotina lembra-se dos momentos que envolvem, além das  necessidades das crianças como:  alimentação, higiene,  repouso e  brincadeiras, também os momentos de atividades (estruturadas pelas educadoras), chegada  e saída.
         Nos planejamentos percebe-se, muitas vezes, o cuidado com os momentos tidos como "estruturais", referentes às brincadeiras e às atividades, e poucos são os que demonstram preocupação e cuidados em planejar ações que tornem os outros momentos algo mais que simples repetição diária.  
         "A vida cotidiana nunca é repetitiva. As ações de comer, dormir, ir ao banheiro são sempre diferentes, podem ser sempre parecidas e sempre diferentes. " (STACCIOLI, Gianfranco).
         Em  minha escola, depois que refizemos e repensamos nosso PPP e nosso currículo, o dia-a-dia  passou a ser estruturado e pensado de forma a contemplar com ações todos os momentos da jornada/rotina.
          A preocupação em planejar os conhecidos momentos "livres"( chegadas e saídas), os momentos de descanso, alimentação e higiene,  além de demonstrar cuidado com as crianças faz com  que desta forma estejamos realmente possibilitando às crianças, além da apropriação do tempo-espaço, o seu desenvolvimento, sua independência e autonomia.
         Estas orientações têm feito da minha prática, um pensar e repensar diário, pois é preciso planejar e estruturar ações que tragam às crianças um renovar a cada dia, mas sem que se descaracterize o sentido da rotina, da jornada.
         "Cronogramas, horários, rotinas servem para organizar o grupo, não controlá-lo." (BARBOSA, Maria Carmem Silveira).
         Mesmo nas atividades menos dirigidas, é preciso que o professor planeje, preocupe-se,  pois é ele quem proporciona os espaços e materiais a serem escolhidos pelas crianças na organização das suas atividades.
         Os momentos de higiene, deslocamento e alimentação são também momentos de aprendizagem e para isso é preciso o olhar cuidadoso do educador.       
         Para Horn e Fochi a rotina é:  organização do ambiente, uso do tempo, seleção e uso de materiais e proposição de atividades.
         Rotina sim! Descuido e mesmice nunca!




3 comentários:

  1. Jaqueline, parabéns!!!
    Teu texto foi de encontro com os objetivos do Portfólio, conseguiu demonstrar as tuas aprendizagens e questionamentos, as tuas colocações me proporcionaram um repensar em algumas atitudes a serem inseridas na minha rotina diária que não tinha percebido até o momento que poderiam estar refletindo negativamente, como a organização da sala, pontualidade na entrega de trabalhos, pontualidade na entrada da aula. Esta organização não vem a ser rigorosa, mas construtiva para que no futuro este aluno possa sozinho ter um fator de diferencial na sua vida profissional.

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline, muito bom teu texto, principalmente para professores da nossa área da educação infantil. Descreveste maravilhosamente o que vivemos dia a dia. Tua postagem esta super bem formulada pois apresentaste uma situação rotineira bem embasada em teorias estudadas apresentando exemplos concretos.Justificaste argumentando e mostrando evidências aquilo que afirmaste. Adorei ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jaqueline! Muito bom que tenhas falado da rotina da escola. Assunto necessário! Bom também é que citas o PPP e a reestruturação dele. Estão mexendo nesse material na escola de vocês? Então o documento está vivo? Isso é muito bom. Segue escrevendo. Estamos por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir