domingo, 10 de abril de 2016

Caderno de registro

Caderno de registros

         Este ano, por escolha, optei por um JB2.  A mesma turma, ou ao menos 80% dela, composta pelo primeiro maternal 2 (2014) em que fui professora.
         No início, achei que só a mudança de nível seria novidade,  afinal as crianças  eu já "conhecia".  No começo do ano, ainda em processo de (re)construção do vínculo, algumas propostas e planejamentos não estavam dando muito certo, então resolvi fazer uma pesquisa no meu antigo caderno de registros.
         Rever  todas as anotações, observações, anseios, fazeres e refazeres daquele ano e também recorrer  às observações e anotações da colega que ficou com a  turma no JB1.
         Como nos diz Zabalza sobre o caderno de registros:

"Eles podem ser documentos pessoais para
descarregar as próprias tensões; um instrumento
 de observação, que sirva de espaço para documentar
as situações  interessantes que ocorrem em classe;
 um dispositivo que auxilie no planejamento do trabalho
 do professor  com  o projeto educativo em vigor;
ou um recurso de investigação para analisar
os dados que se queira estudar".

         O registro consiste em um diário exercício de observar e narrar as ações, falas e experiências das crianças.
         E o resultado deste registro é uma rica fonte de informações no momento em que são elaborados os relatórios individuais das crianças.
         Mas,  o importante deste registro não é ou não deveria ser somente a fonte de dados para as avaliações; e sim uma bússola de como está nosso trabalho e nossas ações em sala.
         Utilizar este registro para a avaliação de nossa prática é sem duvida uma constante busca do nosso ( re) fazer pedagógico.
         Quero destacar a importância que comprovei do caderno de registros, como documento pedagógico vivo.
         Este recorrer aos antigos cadernos me deu subsídios para (re)fazer e (re)pensar algumas práticas que não estavam dando muito certo.


Um comentário:

  1. Show Jaqueline. Bárbaro! Que bom que tu tinhas teu caderno de registros. Que bom que pudestes consultar e reorganizar tua prática a partir dessas dados. Melhor ainda é saber que estavas disposta a isso! Parabéns! Tempos atrás escrevi sobre os diários de classe dos professores. Se quiseres dar uma olhadinha confira o que eu penso, clica aí no link
    https://plus.google.com/+GegportoalegreBrasil/posts/cdhfCfdyDKt
    Abraço, Betynha ;0)

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