segunda-feira, 30 de maio de 2016

Avaliação

Avaliação

  É chegada a hora, não de iniciar as avaliações, mas sim de começar a compilar todos os registros e apontamentos feitos até então em um relatório de acompanhamento individual.
  É quando se trabalha com uma avaliação onde o mais importante é a continuidade; o  observar diário do aluno em toda sua integridade, sua capacidade cognitiva, motora, suas relações interpessoais e suas construções. Uma avaliação onde o aluno é acompanhado desde seus processos de adaptação ou readaptação, onde os pais são (re) apresentados ao projeto iniciado pela turma.
  Este relatório deve ser o raio-X da participação da criança em sala, de suas preferências no brincar, nas experiências propostas. É nele que o educador deve relatar sua observação sobre  oralidade, grafismo, corpo, movimento, noções matemáticas, conhecimentos e saberes sobre  a natureza; enfim o cotidiano da criança deve ser relatado neste relatório.
  Este relatório acaba se consolidando, não na avaliação do aluno, mas sim, no fundo, na avaliação do fazer do professor; pois para chegar à observação, este professor, consciente da sua posição de mediador, já deve ter a muito tempo avaliado cada uma das suas proposições às crianças, na sua prática de sala de aula.
  Então, na verdade, este é um relatório que espelha a criança, mas sobre tudo reflete no fazer do seu professor.

  Pretendo não sumir neste tempo... Afinal, além de avaliar o meu fazer pedagógico em sala, devo também avaliar o meu fazer como aprendiz. 

Um comentário:

  1. Sim Jaqueline! Realmente, estás num processo muito importante aí com teus alunos, mas não podes abandonar também teus estudos. O Curso qualifica a tua prática, faz refletir e é tudo de bom! Segue firme e forte. Continua escrevendo no blog que estou te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

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