domingo, 1 de maio de 2016

Música : encantamento e diversão




              Quando paramos para pensar na fala da primeira aula de música e nos detemos a observar a nossa volta, percebemos o quanto de verdade há nos dizeres que a música está presente em todas e nos mais diversos momentos da nossa vida.
Sempre que há uma música tocando, ao menos viramos a cabeça para ver o que está acontecendo, pois se há música há algo acontecendo.
              Nossa primeira aula de música foi bem divertida, muitas pequenas músicas foram apresentadas e curtidas pela turma. No outro dia, durante a hora do pátio pude ver que também as crianças se divertiram muito com as novas músicas aprendidas.
              Estava eu no pátio, quando duas crianças se desentenderam, enquanto consolava  uma delas, lembrei-me da aula de música e disse: "Olha o que a profe aprendeu ontem"! E comecei a cantar ( juro que não  me lembrava da letra, mas improvisei) e a fazer os movimentos ritmados de uma das músicas. Mão na cabeça, no peito, palmas e estalos de dedo.
              Quando vi o menino que chorava, ria e me acompanhava na música e movimento. Daqui a pouco um olhava  e se agregou; depois outro, e outro...  Quando me dei conta, estávamos em uns 15. Cantando, se movimentando e principalmente nos divertindo entre as crianças; as da minha turma e da turma do outro JB.
               No final do pátio, minha colega da turma paralela, que só ficou olhando, não veio participar; questionou-me que brincadeira era aquela que eu fiz com as crianças, aí expliquei que era uma música que havia aprendido na aula do dia anterior e que nem lembrava direito a letra, mas que mesmo assim deu pra divertir as crianças. Aí, ela me falou que o que chamou a atenção dela era que estavam todos bem compenetrados e com cara de feliz.
               Pois é, a música, mesmo quando se esquece da letra, diverte e faz bem.
               E falando em música e nos sentimentos que ela desperta, hoje faz 22 anos que morreu um dos meus poucos ídolos: Airton Senna.  E há quem se esqueça da música que acompanhava e acompanha a vitória dos brasileiros nas transmissões de F1? A música não foi composta para ele, mas para animar as transmissões da Globo, e com a morte dele passou a ser "A música do Airton", mesmo quem não viveu aquela época, nunca assistiu a uma corrida de F1, quando escuta a música liga ao nome dele, mesmo sem saber de quem se trata.

                Então viva a música que sempre traz uma lembrança, uma alegria, um sentimento.




Um comentário:

  1. Oi Jaqueline!
    Que ótimo que conseguiu utilizar um aprendizado da aula em tua prática na escola!E não tenho dúvida que deve ter se tornado uma diversão total!!!!
    Valeu por partilhar desta vivência conosco!!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir