domingo, 24 de abril de 2016

Menino lendo ilustração de conceito do livro educação — Stock Vector #53337967 A magia dos livros.


        A importância da literatura  na educação e na vida  é indiscutível.
        Na Educação Infantil, onde as crianças ainda não leem, esta importância não está  e  nem deve ser diminuída. Colocar as crianças não leitoras em contato com livros e portadores de texto é, sem dúvida, uma ação fundamental. Ler para uma criança em casa ou na escola é de suma importância para seu aprendizado.
       Na escola, a mistura das brincadeiras e brinquedos com os livros ajuda a despertar o imaginário das crianças e assim desperta também o interesse pelos livros. Livros com escrita, livros só de imagens, livros com imagens e palavras, todos são imprescindíveis neste despertar de curiosidade. Quanto mais lúdico for este contato com os livros, mais interesse há de despertar nas crianças.
       A forma como lemos ou contamos uma história para eles também  auxilia no despertar da curiosidade sobre o livro. Chamar sua atenção com belas figuras, uma contação emocionante, faz com que, ao final da história, todos queiram manusear este livro. E quantas vezes não observamos um pequeno grupo "recontando" a história aos colegas, utilizando-se dos gestos e trejeitos que o educador usa para fazer as contações?!
      Ouvir uma história faz com que a criança comente, discuta e questione sobre ela, assim ela vai criando interações com os colegas e percebendo que o livro é uma coisa prazerosa. Segundo Sandrini & Machado (1998):  "Os livros aumentam muito o prazer de imaginar coisas. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real".

      Imaginem se para nós, leitores adultos, um bom livro já desperta nossa imaginação, nos fazendo criar  cenários e idealizar personagens, às  crianças, que, ao nosso contrário,  ainda mantém todo seu poder "imaginativo" o que uma boa leitura não é capaz de despertar?!

Um comentário:

  1. Olá Jaqueline! Muito boa tua postagem sobre a leitura e suas possibilidades! Gostaria de saber como vc tem, na prática de sala de aula, trabalhado com a literatura infantil. Nossas aulas estão auxiliando teu modo de pensar e de planejar tua ação? Grande abraço e conte com minha ajuda. Tutora Josele.

    ResponderExcluir