terça-feira, 26 de setembro de 2017

sobre as necessidades especiais

Resultado de imagem para atendimento educacional especializado
        Aprofundando a discussão da interdisciplina de EPNEE, penso que com a regulamentação da NT nº4/2014, aumentam as possibilidades de se derrubar barreiras que impedem ou dificultam crianças com alguma dificuldade de aprendizagem de estarem na escola. Mas aqui buscarei falar da minha realidade: a EI.
        Na Educação Infantil há o ingresso de crianças com e sem laudo, mas penso que a não exigência do laudo agregada aos esforços de educadores e direção haverá como se conseguir mais recursos humanos para o atendimento destas crianças que apresentam necessidades de um atendimento diferenciado. Exemplifico:
       Na escola infantil existe a presença do estagiário de inclusão, cujo requisito é estar cursando uma licenciatura, que a princípio está destinado ao atendimento de toda a escola, nas salas onde há a presença de crianças com laudo. A não exigência deste documento criaria a necessidade da presença de mais profissionais especializados para dar conta da demanda. Como na maioria das escolas de educação infantil o atendimento especializado é feito fora da escola, e muitas vezes é preciso um grande esforço para o convencimento da necessidade das crianças, uma vez que o laudo é inexistente. Talvez outro ponto que a não obrigatoriedade possa ajudar é em um encaminhamento mais rápido em um AEE, até por que na maioria das vezes a família nega qualquer problema que a criança possa vir a ter.
       A possibilidade de contato direto com o clínico que acompanha esta criança, também iria auxiliar este professor e esta escola a derrubar uma série de pré-conceitos e lhes pôr a par das reais necessidades e das singularidades desta criança. O bom disso? A possibilidade de se montar um planejamento pedagógico que realmente consiga atender esta criança, e nos torne realmente agentes de inclusão.
       O porquê dos verbos no futuro do pretérito? Poderia, possibilitaria, ajudaria! Por que a realidade que vivemos, principalmente na educação pública, e principalmente na Infantil, nos apresenta um quadro que necessita ser mudado bem antes de aplicarmos esta norma técnica.
       Para conseguir um estagiário de inclusão com crianças que apresentam laudo já é uma dificuldade; sem o laudo a dificuldade no mínimo dobraria.
       Nos postos de saúde, onde normalmente nossas crianças são atendidas, a demanda é enorme, o que ocasiona um atendimento precário e corrido, onde um único médico atende a toda a demanda do bairro. Isso resulta em um número maior de crianças a serem atendidas do que o médico pode ou consegue atender, sem a menor chance de poder, entre uma consulta ou outra, entrar em contato com a escola.
        Sobre a questão clínico-escolar, há um senão, na escola pública o atendimento clínico é feito praticamente no posto de saúde do bairro e muitas vezes por um enfermeiro ou um médico que atende duas vezes por semana a todas as crianças residentes.
       Os estagiários de inclusão, muitas vezes são educadores que não têm conhecimento ou especialização para atender as necessidades e especificidades de crianças com necessidades de educação especial.
       Outra preocupação está na formação dos educadores a respeito destas crianças que apresentam uma necessidade de atendimento especializado, pois nesta fase da vida ainda estamos em formação necessitando de muitos cuidados, carinho e atenção e muitas vezes uma tarja com o nome de uma doença, acaba por trazer mais discriminação ou limitando o fazer para com esta criança. Quem nunca ouviu nos corredores ou sala dos professores: “Fulano tem laudo”, uma fala que vem sempre acompanhada de: “Não to falando por mal”. Aí pensemos: partindo desta frase podemos realmente acreditar que esta criança não sofre discriminação?






Nenhum comentário:

Postar um comentário