terça-feira, 14 de novembro de 2017

Observar é preciso! (sempre)

          Até pouco tempo quando se falava em altas habilidades pensávamos direto naqueles “super gênios” que deixaram marcas no mundo como: Einstein, Mozart, mas estudos e pesquisas nos mostram que estes são “super”, mas em nossas salas é possível, se conseguirmos observar; que existem sim, crianças com altas habilidades e que precisam dia a dia receber de nós educadores, atenção, mas principalmente o incentivo para o desenvolvimento destas habilidades.
         Penso que na Educação Infantil, muitas vezes ainda é precoce a identificação de altas habilidades, mas não que nesta etapa não se consiga observar crianças que apresentam algumas das características apontadas como pertencentes às altas habilidades.
         Muitas das características apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais são identificadas nas crianças da Educação Infantil; resta-nos fazer um acompanhamento destas crianças e assim proporcionar a estas crianças experiências e propostas de trabalho que auxiliem no seu desenvolvimento.
         Muitas vezes na Educação Infantil, a dificuldade na avaliação de crianças com altas habilidades, induz ao erro de tratá-las como crianças hiperativas ou sem limite.  
         Penso que cabe ao professor da Educação Infantil, ao observar crianças que despontam do grupo, ao menos registrar as observações das atitudes diferenciadas que possam mais tarde ser ou não caracterizadas como altas habilidades.


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