quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Cuco um espetáculo imperdível

            
               Neste sábado dia 11, tivemos o prazer de levar os bebês (0 a 3 anos) da escola ao teatro. Fomos assistir: Cuco – a linguagem dos bebês no teatro.
            Um espetáculo todo construído para atender a este público, quase sem falas, mas com muitas linguagens, cores, sons, silêncios e movimentos marcam a peça.
            É um espetáculo voltado para a percepção, para a ação onde são retratadas experiências de “esconde, aparece”, nos remetendo aos conceitos de Piaget sobre as duas primeiras fases da epistemologia genética. Em alguns momentos os conceitos de objeto permanente e de meios e fins, estavam ali retratados pelas duas atrizes.          
             Ao final do espetáculo, quando as crianças deixam a posição de contempladoras e passam a agir sobre o cenário podemos perceber que o prazer, a curiosidade demonstrada durante a apresentação torna-se real.
            Em sua fala sobre o espetáculo, na qual participou como pesquisador e consultor pedagógico, Paulo Fochi diz: “O que de antemão fica evidente é a percepção de uma criança não abreviada, uma prática que observa, na própria criança, a sua especificidade, reforçando a crença de que, desde muito pequenas, as crianças são moldadas pela experiência, mas também, dão forma a ela.” (Revista Cuco. p.11, ano 5 Nº5/2017).
            “Entendemos lúdico no sentido de ilusão, de ‘fingir que... ’, e são nesses espaços de ilusão que aumentam as possibilidades das crianças problematizarem o mundo, e agirem sobre ele”, explica Ana Luiza Bergmann, atriz.
            A peça traz para as crianças o teatro, a música objetos e brincadeiras de uma forma linda. Percebemos na primeira parte da peça, onde somos apenas espectadores, que as crianças ficaram encantadas, concentradas em alguns momentos, reagindo com falas e sorrisos em outras. Quando na segunda parte elas tomam conta do palco, pudemos vê-los imitando os gestos feitos pelas atrizes.
            Quem tiver oportunidade de ver esta peça, super-recomendo.

Fotos retiradas da Internet


Um comentário:

  1. Olá Jaqueline!
    Que legal que vocês conseguiram levar os pequenos neste espetáculo, pois para esta faixa etária são raras as opções.
    Teu relato está muito rico e me levou para as duas oportunidades que tive de levar meu filho para assistir/participar do Cuco, quando ele tinha menos de dois anos. Outra opção de espetáculo é o Tóin, Dança para bebes.
    Como sempre podemos melhorar, mesmo aquilo que já está bom, para qualificar esta postagem, poderia ter incluído como marcador a interdisciplina de Psicologia e, na medida do possível, aprofundar o referencial teórico sobre os conceitos identificados.
    Abraço,
    Cátia
    Tutora Seminário Integrador

    ResponderExcluir