segunda-feira, 19 de março de 2018

Refletindo sobre a prática e a busca das teorias


            
           Mais um semestre de Seminário, interdisciplina que nos acompanha e orienta desde o primeiro semestre. O foco deste semestre está resumido em sua denominação : PRÁTICA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO E  AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VII - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Com certeza será um semestre de muito trabalho, pesquisas e construção, e este mote ficou claro quando na primeira aula nos foi exposto um curta onde as imagens são o oposto do apresentado no título: “Escolas democráticas”. Imagens que nos revoltaram, nos fizeram pensar, nos levaram à pesquisa de quais sentimentos, quais questionamentos, quais desacomodações elas nos suscitaram.
            Partimos para a pesquisa teórica em busca de conceituar palavras-chave como: tendências democráticas x tendências tradicionais, participação, autoritarismo, tempo e espaço, metodologia, repetição, aprendizagem entre outras tantas surgidas nos grupos de trabalho. Palavras estas que estão totalmente dentro do contexto do que será visto neste semestre, expressões que definem a nossa prática pedagógica, que norteia os currículos que montamos ou que nos são impostos nas escolas, verbos que constroem ou quem sabe destroem os ambientes de aprendizagem que apresentamos aos nossos alunos.
            Com a palavra reflexão em mente, que questiono, será que muitas vezes em pequenos atos, em pequenas aceitações “do que está posto”, não nos tornamos aqueles professores representados no curta? Será que muitas vezes ao não refletirmos nossa conduta, nosso fazer pedagógico algumas vezes não deixamos para escanteio o saber de nosso aluno? Quando solicitamos a todos que ao mesmo tempo façam esta ou aquela atividade não estamos desrespeitando os seus tempos e os seus espaços?
            Há muito tempo vem se falando em uma pedagogia relacional, mas em que tempo mesmo brigamos por carteiras não mais enfileiradas? Quantos de nós, mesmo balizados por currículos e conteúdos engessados, levamos a nossas crianças ou adolescentes materiais e recursos que tornem estes conteúdos prazerosos e significativamente interessantes de aprender e apreender?
            Penso que esta é a hora, ou já é mais do que a hora de definirmos nosso caminho enquanto professores e como fazer isso? Pesquisando, refletindo, reorganizando, planejando, buscando novas tecnologias, revendo e renovando velhas aprendizagens?                    Acredito que a avaliação seja o caminho certo. Avaliando nosso fazer pedagógico, avaliando nossa postura em sala e fora dela, e como sempre dissemos e proferimos: avaliando que tipo de aluno/cidadão queremos formar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Ótimas reflexões. Precisamos apostar nas correlações entre teoria e prática! Vamos avançando! Um ótimo semestre!


    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

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