quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A importância da literatura incluída na Educação infantil

            
            Todos nós sabemos da importância da literatura na vida e na educação. Em minha sala de aula os livros sempre tiveram destaque e sempre incentivei as crianças a folhá-los de forma livre, além das leituras que proporcionei.

            Após a  interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem ficou mais fácil planejar ações que envolvam os diferentes aspectos da literatura, assim como mudou meu olhar ao escolher esta ou aquela obra para ser trabalhada. Como nos indicou a professora Ivani, ainda em sua primeira aula·.

Numa sala de aula são muitos mundos. Na escolha de leituras é preciso ter um propósito voltado para a abrangência desses diferentes mundos, pois nem sempre uma mesma leitura impacta do mesmo modo a todos.

            Penso que a busca por esta abrangência e este impacto seja um bom motivo para a cada dia  apresentarmos às crianças os mais diversos gêneros literários. 

            Também costumo incluir em meus planejamentos a produção de textos feitas pelas crianças, sobre temas escolhidos por eles e também com a releitura de algumas histórias que li para eles. Normalmente sentamos na roda e gravo as histórias inventadas por eles e depois as transcrevo. Eles adoram não só escutar suas próprias vozes como também apreciam a leitura que faço de suas criações. 



Marcadores: LiteraturaReflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário