quarta-feira, 21 de novembro de 2018

As ciências e a Educação Infantil


           Criança e curiosidade são quase indissociáveis, e é a partir da exploração desta curiosidade que iniciamos a  apresentação das Ciências na Educação Infantil.

            A interdisciplina de Representação do mundo pelas ciências naturais trouxe em seus objetivos a necessidade de refletir sobre as concepções de natureza e sociedade como base de nossas ações; de como os conceitos de espaço e tempo estão ligados quando se trata de explicar os fenômenos da natureza e também de como trabalhar a preservação ambiental. E para que isso se concretize nos foi mostrado uma ciência que deve ser vivida, estimulada e interligada a todo restante dos campos de experiência.

            Experiências  ligadas às ciências também passaram a fazer parte dos meus planejamentos, pois é realmente entusiasmante ver olhinhos arregalados a espera do resultado de algum  experimento, mas principalmente escutar as hipóteses que são levantadas sobre o que irá acontecer e as definições do resultado encontrado em cada experimento. Este também é um dos aspectos que propicia o desenvolvimento crítico de nossos pequenos.


Marcadores: Ciênciasreflexão

Um comentário:

  1. Jaqueline,

    Parabéns pelos comparativos realizados sobre postagens anteriores, cada reflexão demonstra o quão rica se tornou sua trajetória até aqui.
    Que este momento traga muitas evoluções.
    Abraço!

    ResponderExcluir