domingo, 4 de novembro de 2018

O brincar


                A BNCC, recém-homologada, traz os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e um deles é o Brincar, assim definido:

Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

            Sempre acreditei na  importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e ensino, pois estas são ações que despertam o prazer aumentando  o  seu significado.
            A interdisciplina de Ludicidade e Educação além de demonstrar a importância dos jogos no desenvolvimento  e como recurso pedagógico, nos disponibilizou uma  série de textos e jogos para serem aplicados e construídos com os alunos; o que possibilitou e possibilita até agora colocar o brincar  em destaque em nossos planejamentos e ainda poder justificar teoricamente esta escolha. Isso por que, principalmente na Educação Infantil, muitas vezes os pais não entendem que é brincando que as crianças aprendem.



Referência

Base Nacional Curricular Comum ( BNCC)  disponível em:



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