sábado, 9 de setembro de 2017

refletindo

Resultado de imagem para aprendizagens               Durante a leitura do texto: Aprendizagem humana: processo de construção, consegui visualizar minha turma desde ano, um Maternal 1 (2 a 3 anos) e admito foi assustador, no sentido de me achar ,ou não, apta a realizar este papel; e ao mesmo tempo compensador e maravilhoso ver a cada dia o que tenho vivenciado traduzido em ações e atitudes bem mais simples que as palavras dos autores.
                Acompanhar o desenvolvimento das crianças a cada dia tem sido um aprendizado diário, vê-los assimilar novos conhecimentos mesclados aos que já tinham e construir nesta mescla um novo conhecimento tem sido bárbaro.
Resultado de imagem para construção das crianças                Ver-me, e assumir-me na condição de mediadora deste saber, nunca foi tão claro como neste ano, onde iniciei com crianças com bem pouca, ou nenhuma bagagem institucional. Perceber a cada momento o tempo de cada um, acompanhar a construção de suas ações e de seus esquemas tem sido muito importante.  O fazer pedagógico a partir da afetividade, das brincadeiras tem efetivamente se mostrado o caminho “certo” para o auxilio da construção da aprendizagem e do conhecimento de meus pequenos. Esta realidade está sendo um aprendizado fundamental para minha vivência enquanto educadora.


Um comentário:

  1. Olá Jaque!
    Tua escrita é muito clara e reflete as reflexões que faz sobre tua prática docente a partir dos estudos das interdisciplinas. Parabéns!
    Mas como tudo que é bom sempre pode melhorar, vou indicar meu ponto de vista sobre a qualificação do teu texto. Como não estou acompanhando as leituras da Psico, não ficou muito claro para mim quais as relações que você estabeleceu com a leitura, ou seja, quais os elementos que te permitiram "visualizar" tua turma atual. Penso que aqui caberia uma citação do texto que auxiliaria tanto os leitores que não estão familiarizados com o texto citado, como a ti mesma quando voltar a esta postagem em momentos futuros. Além disso, poderia ter incluído a referência completa do texto.
    Abraço,
    Cátia
    Tutora Seminário Integrador VI

    ResponderExcluir