domingo, 3 de dezembro de 2017

                  Conceitos apresentados nos videos: estudo sobre Edgar Morin
“É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une. É preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento do complexo.”
              Analisando os Vídeos disponibilizados na Interdisciplina de Filosofia podemos tirar as seguintes conclusões:
                Os vídeos tratam sobre os conceitos de Sistema e de Complexo e a união dos destes, onde o conceito de um interage com o do outro emergindo um novo conceito pela relação entre eles, ou seja, o “SISTEMA COMPLEXO” é o conjunto de elementos que se relacionam ativamente entre si e se mantém constantes ao longo do tempo formando uma estrutura com alguma funcionalidade. A complexidade dos sistemas depende da quantidade e da variedade de elementos e da quantidade e da variedade das relações entre esses elementos.
                Mostram ainda o exemplo de crianças em sala de aula tentando entender a complexidade do universo e sua formação, uma experiência química realizada por uma professora como exemplo de sistema complexo, partes de uma entrevista com Edgar Morin, explicando e destacando a necessidade de interligar as disciplinas, unindo os conhecimentos, pensando nas partes, mas enxergando o todo, a interdependencia das disciplinas em si formando um sistema complexo o que Morin chamou de TRANSDISCIPLINARIDADE.

Referência:

Filosofia da Educação - Complexidade e Interdisciplinaridade em Morin
Disponível em:
Acessado em 27/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário