quinta-feira, 21 de junho de 2018


          Esta semana nos estudos do PNAIC, um texto bem interessante foi dado para que refletíssemos: O brincar, o letramento e o papel do professor, de Nigel Hall.
         O estudo deste texto casou bem com o eixo estudado no PEAD, em Linguagem e Educação, sobre oralidade, escrita, consciência fonológica.
         O texto enfatiza o uso e a presença do letramento nas atividades lúdicas, e da importância de materiais impressos presentes nos espaços de brincar das crianças.
         Na importância das brincadeiras e experiências que apresentem o real como instrumento, como elemento concreto na experimentação e utilização do letramento pelas crianças. Assim será possível a vivência do letramento significativo e colocado de forma intencional.
         Coloca o autor, no texto, a necessidade do letramento ser colocado no contexto do brincar, onde é utilizado para, por exemplo: “fazer compras, almoçar ou jantar em um restaurante, viajar de trem, visitar um hospital e assim por diante.”.
         Diferente de impor um ensino, uma aprendizagem, o letramento colocado no brincar, aqui as crianças escolhe de que forma o letramento entra na brincadeira o que torna a aprendizagem muito mais eficiente. Neste momento é dada às crianças a chance de demonstrarem o que sabem.
          Super-recomendo a leitura não só deste texto, mas de toda a obra de Janet R. Movles.



Referência

Movles, Janet R. A excelência do brincar. Porto Alegre.Artmed.s/a

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