quinta-feira, 21 de junho de 2018

os temas geradores


              Este texto traz as considerações, sobre as teorias de Paulo Freire, principalmente a respeito dos Temas Geradores e da ação pedagógica dos educadores, estejam eles atuando em qualquer nível de ensino.
              Se concebermos a prática pedagógica  como uma ação social e política, esteja ela aplicada  da  Educação Infantil à EJA, não podemos dissociá-la de um contexto histórico-social concreto. Sendo assim, o uso dos Temas Geradores nesta prática  assume uma grande importância.
            Embora ao idealizar seu método de ensino-aprendizagem, Paulo Freire o tenha feito  buscando a alfabetização de jovens e adultos, penso que os princípios básicos por ele apontados, se fazem presentes e necessários em todas as etapas da educação.
            Sem me ater aqui à descrição das etapas do método, em sua finalidade primeira, prefiro refletir sobre os pontos e conceitos que tornam o método inovador na sua concepção.
           Diálogo:
            A necessidade do diálogo como essencial para a construção do conhecimento, pois esta troca possibilita não só o (re) conhecimento da sua própria realidade como a do outro, e esta discussão crítica é que provoca a transformação. E para Freire a Educação é um ato criador, pois proporciona ao individuo autonomia, consciência crítica e a capacidade de decidir sobre seu fazer, sua história.
           Mediação:
            A mediação existente entre educador-educando, onde há um aprender-ensinando e um ensinar-aprendendo, é o fazer com.
           Valorização do individuo:
            A investigação da realidade concreta do educando e sua posterior problematização. A valorização da sua cultura, dos seus conhecimentos de mundo e das suas experiências vividas. Acreditando que este individuo seja sujeito da sua própria aprendizagem, mas principalmente que estas aprendizagens tenham significado para quem as constrói, pois como expressa Freire no vídeo: A construção da leitura e da escrita na perspectiva Freireana - “Ninguém começa lendo a palavra por que antes da palavra o que a gente tem pra ler, a disposição da gente, é o mundo. E a gente lê o mundo na medida em que a gente o compreende e o interpreta.".
           A práxis:
            Para Freire, a pedagogia-libertadora não pode existir sem a práxis, aquela que é crítica e transformadora da realidade. É o educador refletindo criticamente sobre sua própria prática, agindo, refletindo e a partir desta reflexão novamente agindo para aperfeiçoá-la a cada dia.
           Levando em conta estes conceitos, o trabalho com Temas Geradores pode resultar em grandes aprendizagens e assim proporcionar uma educação transformadora.
           É preciso que enquanto educadores reflexivos nos comprometamos com uma educação que possibilite nos educandos a criticidade, a autonomia, a criatividade, a liberdade e a construção de uma educação verdadeiramente libertadora que valoriza a vida e a construção da história destes sujeitos e do mundo.

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