terça-feira, 23 de abril de 2019

a continuidade... repensada





A preparação para o estágio parecia-me que não iria apresentar muitas novidades, pois estaria dando continuidade ao trabalho que vinha fazendo até o momento dentro de sala da aula.
Mas, o desenvolvimento do relatório de estágio me mostrou que meu trabalho enquanto estagiária foi uma continuidade do meu fazer pedagógico, mas tenho que registrar que sim houve uma grande mudança, e ela foi ao que se refere a busca pelas referências teóricas que busquei para embasar a minha prática. Sempre busquei que minha prática fosse “recheada” de intenção pedagógica, seja quando direcionava as experiências ou quando deixava que as propostas das crianças direcionassem nossos momentos, o que a faculdade me trouxe foi a fundamentação para estas ações. Foi o buscar o porquê e a importância dos jogos, por exemplo, no desenvolvimento das crianças e com isso  intensificar o uso destes recursos. Todos sabemos que a leitura é importante, mesmo para quem não sabe ler, o que  a leitura das teorias me trouxe foi a certeza e o porquê desta importância.
E foi através destas teorias que pude parar e refletir sobre as minhas ações em sala. Agora mais do que na postagem anterior as palavras de Freire fazem todo o sentido:  "A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo.  O pensamento que ilumina a prática é por ela iluminado tal como a prática que ilumina o pensamento é por ele iluminada".



Nenhum comentário:

Postar um comentário