terça-feira, 23 de abril de 2019

Balanço e reflexão é sempre hora!





Relendo esta postagem e revendo o vídeo, novamente me remeto ao estágio recém-terminado e penso como é bom poder olhar o que fez e o que se faz e de cabeça erguida afirmar: que bom que faço o que faço. E agora depois destes 4 anos estudando, buscando mais do que o ofertado nas interdisciplinas, pesquisando por caminhos indicados em um ou outro texto posso dizer que faço não de forma diferente, mas com certeza mais consciente de que meu fazer pedagógico é um fazer que modifica, que respeita, que dá sentido ao que faço, mas principalmente dá e traz sentido para meus pequenos. Claro que no caminho errei, todos erramos, claro que muitas vezes esta ou aquela expectativa foi frustrada, que em algum momento o planejado saiu às avessas, mas de uma coisa posso me orgulhar: eu busquei o meu melhor. Eu tive em mente sempre o respeito pelos meus pequenos, por suas necessidades, seus interesses, seus saberes.
Todas as vezes que tracei objetivos e propósitos nos meus planejamentos busquei ter clara com que intencionalidade o fazia. Toda a vez que propus esta ou aquela experiência, que escutei o que queriam fazer, a cada momento que fiz uma intervenção, que organizei os materiais e os espaços o fiz buscando este respeito. E assim estou chegando ao fim de uma faculdade que não havia sido planejada, mas que se fez necessária pelo respeito que devo a cada uma das crianças com quem aprendi e para quem ensinei.


Um comentário:

  1. Jaqueline,
    O recurso do Blog, bem como as postagens que nele são realizadas, com certeza auxiliam na construção e retomada de aprendizagens adquiridas.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir