terça-feira, 1 de dezembro de 2015


As  dificuldades e alegrias de aprender!

         As interdisciplinas deste segundo semestre trouxeram muitas aprendizagens.                Todos estes movimentos me fizeram perceber  que a tarefa de escrever, de forma rotineira, no blog necessita, ainda, de uma aprendizagem bem maior.
         A questão de escrever com significado precisa ser mais trabalhada, não que as aprendizagens  deste semestre não foram significativas, pois foram e muito. O que eu preciso aprender é como externá-las de forma mais sistemática.
         Todas as postagens feitas até o momento foram para mim muito significativas e por isso tiveram uma fluidez, pois foi o amadurecimento de muitos conhecimentos.
         Fiquei tão envolvida com tantas descobertas e reflexões deste segundo semestre que ficou difícil lembrar de que tenho que dividi-las com meus pares.
         As  primeiras leituras da interdisciplina de alfabetização vieram a corroborar com as minhas práticas de sempre colocar às crianças da Educação Infantil em contato com  o maior número possível de livros e portadores de escrita.
         Sempre lemos em sala e após a leitura faço o registro das recontagens orais da turma. E depois vamos folhear os livros usados e muitos mais.
         Como professora da Educação Infantil, o que mais me despertou a  atenção e me fez procurar mais subsídios para aumentar meu entendimento sobre, foi a questão levantada no texto de Analice Dutra Pilar, que fala sobre o desenvolvimento e a aproximação do sistema de desenho pela criança e o auxílio deste na construção da escrita.
         Penso em me aprofundar neste estudo e traçar estratégias para a execução de ações e na proposição de experiências que proporcionem às crianças um bom desenvolvimento e construção deste sistema. E a mim, como educadora, um bom entendimento de como estas crianças estão construindo esta linguagem.
         Estes dois aprendizados, meu e das crianças, me  permitirão, diariamente, rever  minhas práticas pedagógicas, e às crianças poderão possibilitar  uma transição e um entendimento mais  tranquilo quanto às suas hipóteses sobre a escrita e a diferenciação entre estes elementos.


Um comentário:

  1. Jaqueline, tuas postagens estão refletindo teu crescimento ao longo do curso. É fundamental entender a importância da troca, com os alunos, com colegas, professores e tutores... É o que mais nos ajuda no processo de formação, que é contínuo.

    ResponderExcluir