quinta-feira, 31 de maio de 2018


                  Segundo Rays, o planejamento:

                                           “[...] é um momento do trabalho pedagógico necessário para o processo de                                                        escolarização, pois é a instância decisiva e de previsão da organização das
                                           situações didáticas para um grupo de alunos situados num determinado                                                            momento histórico, visando evidentemente a colaborar na formação de um                                                      determinado tipo de profissional”.

                As cinco fases do planejamento apontadas por Rays espelham esta integração entre o ato de educar e o ato político, pois iniciam com o conhecimento em primeiro lugar do espaço onde esta escola e estes alunos estão inseridos, passando pelo conhecimento de quem é este sujeito, seus interesses, suas necessidades e principalmente os saberes que já trazem consigo. A partir de todos estes dados estudados e avaliados é que o educador deverá partir para a busca dos objetivos em procedimentos do ensino-aprendizagem que realmente sejam significativos para seus educandos.          Desta forma a avaliação se tornará parte integrante de todo este processo e será um resultado que faça com que o educador possa avaliar não só o desenvolvimento dos seus alunos bem como a sua própria pratica.
               Destaques sobre os cinco pontos citados por Rays:
            “Escola e realidade social” - Penso que esta é a fase em que “mergulhamos” na comunidade a qual nossa escola pertence, é onde avaliamos todos os fatores que a formam, desde as questões socioeconômicas, passando por questões que dizem respeito às ideologias, à comunicação, etnias, classe sociais e econômicas, meios de produção e todos os outros fatores que nos conduzam à compreensão dos elementos que formam esta comunidade.
         “Retrato sociocultural do educando” - Neste momento avalio as conversas e observações feitas com cada um dos alunos em sala.
         “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino” - A partir da observação e conversa com cada um dos alunos e com o total deles observamos suas necessidades, suas curiosidades e aquilo que desperta suas curiosidades e necessidades.
          “Procedimentos de ensino-aprendizagem” - Dentro do que observamos e apuramos das e sobre as crianças traçamos as metodologias a serem trabalhadas e que desenvolvam as possibilidades de assimilação dos conteúdos apresentados.
         “Avaliação da aprendizagem” - Observação que faz com que reestruturemos nossa prática, com que avaliemos aquilo que nossos alunos aprenderam e apreenderam e que são capazes de tornar significativos para eles. Penso que o registro diário que fizemos nos dá a segurança de refletir e avaliar nossa prática e principalmente nos dá o panorama de que forma e com que significados nossos pequenos estão construindo suas aprendizagens.



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